Conclusões de quarta-feira

" Mesmo uma pessoa ocupada pode arranjar tempo para fazer aquilo que realmente queira" Imperador Meiji
Pela terceira semana seguida, na minha agenda de Reiki, o poema do Imperador Meiji anda à volta do trabalho e do lazer. Embora possa parecer uma repetição, nunca é demais lembrar que tão importante é o trabalho e a forma zelosa como o fazemos, como o tempo livre e os nossos passatempos.
O que também fica claro é que frequentemente em mim há um conflito entre o dever e o lazer, e que se não me  resta tempo algum para as meus hobbies , instala-se um desconforto, uma insatisfação.
Mas a verdade é que por mais ocupados que andemos, se realmente queremos uma coisa,arranjamos tempo para ela. Muitas vezes me perguntam como é que arranjo tempo para tudo o que faço e eu não sei responder, mas tenho a certeza de que o ócio gera ócio e quando tenho mais tempo livre não sou tão eficiente a geri-lo.
A tranquilidade vem da organização, planeamento da semana e das tarefas a desempenhar, sem pensar nos momentos de trabalho no que  poderíamos estar a fazer fora dele. Quando falo de trabalho não falo só da profissão mas de tudo o que nos é exigido diariamente por aquilo que somos e pelas funções que desempenhamos.

As quartas feiras são particularmente difíceis para mim por motivos que não interessa nomear.  Mas deste facto saltam à vista algumas conclusões:
- que apesar do esforço e alguma evolução ainda não consegui mudar em mim a forma de reagir a algumas situações.
- que algumas pessoas e situações existem ou surgem para nos por à prova.
- que ainda não consigo espontâneamente e em situações difíceis desenvolver amor incondicional  e empatia com quem me rodeia, que continuo a fazer juízos de valor e a sentir animosidade.
-que nao há nada melhor que uma resposta calma e benevolente para diminuir agressividade de quem nos rodeia.
- que essa agressividade não é contra nós mas sim um problema por resolver de quem a transmite.
- e que tenho que praticar mais a minha capacidade de esvaziar a mente e deixar ir, meditar exige dedicação.
- que o estar aqui e agora exige treino e vontade, mas que faz toda a diferença, tão difícil é não pensar no amanhã ....

 E depois de mais uma quarta me despeço e que a próxima quarta seja diferente.
Para finalizar e já a ver estrelas ✨ de sono... boa noite!




Comentários

Mensagens populares