Tanto que fazer...

Regressei de férias cheia de energia e tranquilidade. Recarreguei o coração de amor e disponibilidade.   Deixei de olhar para o tempo como inimigo contra o qual tinha que correr!  Para mim esta fotografia representa isso tudo: tranquilidade, tempo, família!

Mas  já me dei conta que se não fizer nada, esse estado de espírito rapidamente vai desaparecer. Voltei ao trabalho e comecei mentalmente a recapitular tudo o que tinha para fazer e a angústia e cansaço ameaçaram voltar. Hoje estou de folga, peguei no meu diário e comecei a escrever sobre isso, como catarse, porque as coisas no papel tornam-se mais óbvias, mais palpáveis. Peguei na minha agenda do Reiki e procurei o pensamento do imperador Meiji que se seguia e ... acho mesmo que não há coincidências...

" Há tanto que fazer e tanto de pensar, mas o que realmente se pode fazer é limitado" Imperador Meiji

A nossa necessidade de querer mais e mais soterra-nos numa pilha de coisas, estímulos visuais, informação com a qual não conseguimos lidar sem sofrimento. 

Por achar que as coisas acontecem por algum motivo, e que este poema não apareceu por acaso, pareceu-me pertinente partilhar aqui convosco algumas linhas do meu diário.

"Acabaram as férias e com elas a tranquilidade. Porque assumimos muitos compromissos, porque acumulamos tarefas, metas, objetivos, atulhando a nossa mente de tralha, de lixo. E assim concluímos que a nossa vida corre a uma velocidade superior àquela que conseguimos suportar. Desde sempre fiz planos de estudo, sempre irrealistas. Isso obrigava-me a reformula-los diariamente e votava-me à frustração de objetivo não alcançado. 
Há muito que a faculdade acabou mas os planos irrealistas continuaram: na organização da casa, nas tarefas e no tempo com as filhas, no trabalho e no estudo a que a profissão me obriga e até nas minhas atividades lúdicas. De tal forma que até o simples facto de ter vários livros para ler me causa angústia, porque não sei qual deles deveria ler primeiro. 
Faço planos, mas quando me encontro a cumprir uma tarefa estou a pensar noutra que gostaria mais de fazer ou outra que entretanto me passou a preocupar mais. O tempo ocupado no que estou a fazer duplica com essa incapacidade de permanecer no tempo presente, na tarefa escolhida, sem distrações. 
Em face a isto e porque agora novo ciclo começa e as baterias estão carregadas, há que tomar atitudes. 

Na análise do poema citado, o Mestre Johnny De Carli diz: " Estabeleça prioridades, não se pode fazer tudo aquilo que se precisa ou que se gostaria de fazer. Quando uma responsabilidade é assumida passa a ser prioridade"

É com isto em mente que determino os seguintes pontos:

1- Listar tudo o que tenho ou quero realmente fazer. 

2- Dividir por áreas: lazer, trabalho, casa, família

3- Estabelecer metas reais

4- Decidir o que fazer em cada momento e sentir-me presente e inteira na tarefa que escolher. 

5- Eliminar tarefas que não fazem sentido ou que pelo menos não fazem sentido tornarem-se prioritárias. 

6-- Pensar no que ocupar os tempos livres: aprender um instrumento? ter aulas de yoga? fazer artesanato? ler, escrever? Certamente dá para ter várias atividades em simultâneo mas nunca todas. 

7- Criar menor dependência das redes sociais onde por vezes passo horas a procrastinar!

8- Continuar a investir no meu crescimento pessoal.

9-Criar sempre tempo para os outros, com disponibilidade, sem acumular outras tarefas, apenas estar ali e ouvir. Sem a angústia do que está por fazer. Estar com os outros não é perda de tempo.

10- Criar rotinas e planos semanais mas ter a liberdade de os quebrar de vez em quando, não ficar escravo dessas mesmas rotinas. Servem para nos ajudarem e não para nos causarem sofrimento. 

11- Reajustar listas de prioridades de tempos a tempos. Avaliar a evolução.

12- Ser consciente e feliz!"

E com isto vos deixo, tenho muito em que pensar e que fazer. Espero que vos possa ajudar também e que vos faça refletir se não é isto tudo a causa da nossa angústia diária. Se não há coisas que simplesmente podemos deixar ir? Se não podemos abdicar de algumas tarefas e dedicar o nosso tempo  ao que realmente importa?

Um bem-haja a todos. Namasté.



Comentários

Mensagens populares