Caminho

"Por  mais longe que esteja o objetivo, se trilhas o caminho pelo qual o ser humano devia andar, não correrás maiores riscos."
Imperador Meiji




            Qual o meu objetivo de vida? De que forma cheguei eu a esta forma de ganhar a vida. O que me levou a ser médica? E não é esta profissão objetivo e caminho? Caminho e fim em si mesma? Tantas angústias senti eu ao longo destes anos, na incerteza de estar no caminho certo. E estarei? Efetivamente não sei. Mais um poema do Imperador a sacudir as águas do meu consciente -inconsciente, a mexer  nas minhas incertezas. 
          A verdade é que o universo conspira num determinado sentido e acredito que no meu caso conspirou para que fosse o que sou. Mas o que eu não compreendi de imediato é que ser médica não é um objetivo, mas uma forma de caminhar. Passos certos, ritmados, regulares, ao som da honestidade, do amor aos outros, do espirito de servir. Ao longo dos últimos anos, a medicina mergulhou numa imensidão de tecnologias, estudos, descobertas cientificas, uma evolução assombrosa de práticas. Perdeu-se na ciência e perdeu a humanidade. O que me faz falta e o que me moveu a entrar neste mundo, é sentir novamente o espirito de missão, de que podemos fazer diferença na vida das pessoas. Perdemos-nos tantas vezes a tentar abarcar tanta ciência que nos esquecemos do essencial. Do outro... É-nos exigido tanto cientificamente que o resto... perde-se.
            Mas independentemente daquilo que escolheste ser ou fazer, se trilhares o caminho da retidão da honestidade, o caminho de onde o homem nunca se devia ter desviado, se tentares ser ou fazer o teu melhor todos os dias, não correrás grandes riscos e serás feliz. Afinal não é importante o objetivo em si, mas a forma como trilhas o que te está destinado. É isso que me move. Há dias em que isso se torna mais difícil, em que tudo isto se perde, no desespero das dificuldades que se levantam. Hoje foi um desses dias. Em que me esgotei numa manhã. Em que cheguei a casa sem energia. Mas estou grata por ter o Reiki no meu caminho, de ter estes pequenos momentos em que me obrigo a pensar, em que me lembro do essencial, recarrego energias e volto ao meu caminho.

Grata 
Boa noite!

          
           

Comentários

Mensagens populares