Pássaros

"Os pássaros que voam livremente pelo grande céu, nunca se esquecem de sua casa e de lá regressar." Imperador Meiji

       Já por aqui não passo há uns dias, falha minha que me perdi na rotina dos dias e não encontrei um bocadinho de serenidade para aqui escrever umas linhas. Porque é esse o meu propósito, escrever com significado, com alguma reflexão e não como obrigação.

       Este poema do imperador faz-me recordar uma frase de Airton Ortiz que diz: " Somos o resultado daquilo que lemos, das viagens que fazemos e das pessoas que amamos."

     Esta frase complementa o poema citado acima que nos remete para as nossas origens, pois são as nossas origens que, de uma forma ou de outra, fizeram de nós aquilo que somos hoje. São os nossos pais os nossos primeiros formadores. Sejam nossos pais biológicos ou não, aqueles que nos acompanharam na infância, que nos educaram, são os nossos verdadeiros pais. Foram eles que nos guiaram nos primeiros passos, que nos levaram à escola pela primeira vez, que nos deram o primeiro livro, que nos acompanharam na primeira viagem. E foi a eles que amámos antes de amar mais alguém... Quando crescemos, voamos, saímos do ninho, tornamo-nos autónomos, esquecemos... esquecemos o que somos... o que fomos... de onde viemos. É fácil pensar que existimos acima de tudo e que nada devemos. É fácil pensar que chegámos aqui apenas com o nosso esforço...mas as marcas estão lá. O que nós somos é fruto de tudo o que já fomos, das influências que tivemos. 
       Estou grata pelo que sou, estou grata por aquilo que me tornei.O caminho podia ter sido diferente, melhor ou pior. Mas estou feliz comigo. É graças a vocês meus pais, graças a ti meu irmão que eu sou o que sou. Graças a esses anos de convivência, de vivências, que cresci e  aprendi a voar. Nem tudo foi perfeito, há coisas em mim que são fruto disso, mas também são ou foram motores de aprendizagem. Agora percebo que tinha que ser assim. Afinal foram vocês que me ensinaram a gostar de ler, de viajar e me ensinaram a amar. Que me deram asas para continuar a crescer e me deixaram voar. 
          Embora ás vezes possa parecer distante, não me esqueço das origens e de lá regressar!
Um bem haja.
Boa noite.



Comentários

Mensagens populares