Journaling

O ato de escrever um diário não é para mim estranho, o estranho é descobrir estes anos todos depois, que isto se  pode tornar uma arte. Também seria para mim improvável ver-me a fazer desenhos, pintura e outras artes afins...
Ora, muitos anos depois de ter escrito o meu primeiro diário descobri uma arte chamada journaling. O Journaling consiste em transformar qualquer suporte candidato a diário numa obra de arte, cheia de mensagens,histórias, pinturas, colagens, numa expressão mais extrema de um diário de adolescente.
Livre para criar...
Eis uma pagina de journaling


Mas esta arte é quase já uma ciência, conseguimos encontrar na net listas de materiais necessários, blogs sobre o assunto, e até listas do que escrever nestes pedaços de arte mais privada. 


Ainda a explorar a ideia, comecei com um livro de desenhos que facilmente se pode transformar num desses objetos de culto. Numa avidez de conhecimento, por estas coisas das artes, tropecei nas mandalas, no Zentangle/ doodling, que se enquadram perfeitamente no journaling. 
Eis algumas das minhas experiências:

Inspirada ainda em desenhos feitos por outros, dou os primeiros passos nestas coisas dos rabiscos. Zentangle consiste em desenhar  pequenos padrões que se repetem, que somados, formam objetos, ou padrões mais abstratos como as mandalas. Doodling é a arte de rabiscar quando se está distraído, quem não se lembra de começar a desenhar no caderno, quando a aula se tornava monótona! Zentangle é nem mais nem menos que um doodling intencional e mais concentrado, tendo o desenho como objetivo, 
De uma forma ou de outra, conceitos à parte, qualquer uma destas artes permite relaxar, meditar,  e esquecer o dia a dia.
Recomendo vivamente!


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares